Como o Marketing Digital pode ajudar você a construir uma empresa de alto impacto

Um dos principais benefícios do Marketing Digital é que, mesmo com baixo investimento, é possível trabalhar com ações muito efetivas. Elas vão desde trazer mais visitantes para o site até a converter mais desses visitantes em clientes.

Por isso, o Marketing Digital é bastante indicado também para empresas de médio e pequeno porte que querem crescer de forma acelerada.

Uma das vantagens é que essas ações permitem que você crie uma posição de autoridade no mercado. Ensinando um pouco sobre a sua área para seus potenciais clientes, você demonstra o quando conhece do assunto. Mostra que já possui um histórico na área, que conhece bem os problemas do cliente em potencial e sabe como resolvê-los.

Trabalhar com Marketing Digital é uma forma escalável, sustentável e previsível de relacionar-se com sua audiência. Isso porque seu público potencial na internet é enorme e fica mais fácil e barato atingir novos nichos.

Além disso, na internet é possível mensurar o resultado de suas estratégias, sabendo o que está funcionando e o que não está trazendo resultados.

O que é preciso para chegar lá

Acima de tudo, Marketing Digital é conhecimento: você precisa não só entender bem do seu mercado, mas também aprender como disseminar esse conhecimento utilizando ações estratégicas na internet.

Além disso, ter acesso à tecnologia é essencial, pois quanto mais possibilidades tecnológicas você tiver para otimizar suas ações, mais resultados você terá.

Por isso, utilizar as melhores ferramentas de Marketing Digital é um passo muito importante para conseguir implementar o Marketing Digital no seu negócio. O RD Station Marketing, por exemplo, gerencia e automatiza suas ações, facilitando muito seu trabalho.

Outro aspecto que deve ser levado em conta é o tempo investido e as pessoas que executarão as tarefas. Não adianta querer adotar estratégias de Marketing Digital se você não tiver alguém dedicando pelo menos parte do seu tempo para fazer isso.

Além disso, é importante ter disciplina, pois o Marketing Digital exige bastante trabalho e consistência. Por outro lado, permite que seja possível, mesmo com pouco investimento financeiro, construir um canal de vendas escalável, sustentável e previsível.

Por fim, é preciso ter paciência: ações desse tipo não funcionam do dia para a noite. Os resultados demoram um pouco a aparecer, porque você está construindo um público fiel. Contudo, um trabalho de Marketing Digital bem feito tem resultados garantidos.

As 5 funções necessárias para um Marketing Digital efetivo

Uma empresa tem cinco funções fundamentais dentro do Marketing Digital. Ela precisa atrair visitantes qualificados, converter potenciais clientes em Leads(oportunidades de negócio), relacionar-se com pessoas em todos os estágios desse funil de vendas, fechar as vendas e, por fim, analisar os dados para otimizar a performance e garantir maior retorno.

tarefas do marketing digital para empreendedores

Vamos explicar brevemente cada uma destas funções:

Atrair

Sem uma boa atração de visitantes para o site, nenhuma outra etapa do funil faz muito sentido. Conseguir tráfego de qualidade é um dos objetivos mais comuns de quem começa a investir em Marketing Digital. É, também, uma das maiores dificuldades.

Para colocar em prática essa atração é preciso produzir e otimizar conteúdo. O Marketing de Conteúdo é a fundação de uma boa estratégia de Marketing Digital para empreendedores. É a forma mais eficiente da sua empresa se tornar referência no mercado.

Isso porque você não vai escrever apenas sobre os seus produtos ou serviços. Para ser encontrado, você precisa oferecer conteúdos que as pessoas pesquisam – e não sobre o que você gostaria que elas pesquisassem. Assim, você estará educando mais pessoas sobre a sua área de atuação, mostrando que elas têm um problema e que a sua empresa pode resolvê-lo.

Esse relacionamento traz excelente resultados com o tempo. Ele pode ser desenvolvido em paralelo com uma estratégia de investimento em mídia paga para acelerar o início do processo de atração de Leads.

Converter

Realizando da forma correta as atividades de atração, o tráfego está resolvido e é necessário seguir para o próximo desafio. O objetivo é fazer com que esses visitantes se tornem Leads, ou seja, pessoas que estão interessadas no seu negócio a ponto de oferecer o contato delas para sua empresa.

Uma mecânica efetiva de geração de Leads tem três pilares importantes: oferta (algo de valor a ser dado ao Lead em troca do seu contato), Landing Pages (a página onde o Lead preencherá suas informações) e promoção (como você vai atrair e promover essa oferta).

Relacionar

Uma vez que sua empresa já tenha realizado as estratégias de oferta + promoção + Landing Page e, por consequência, já possua uma boa base de Leads, está na hora de gerenciar esses contatos e investir no relacionamento com os clientes em potencial para “esquentá-los” e aproximá-los do momento da compra.

Três grandes formas de se manter próximo e ter um bom relacionamento com o potencial cliente são Email Marketingredes sociais e nutrição de Leads.

Vender

O time de vendas deve tratar os Leads gerados de forma diferente como trata nas prospecções tradicionais. Isso porque, muitas vezes, esses Leads ainda não estão prontos para comprar a solução.

O ideal é que os vendedores mantenham uma postura consultiva e ajudem o Lead a enquadrar melhor o problema. Aos poucos, desenham uma solução, encaixando o produto ou serviço da empresa.

A essa altura, você deve estar pensando: “vender” em um post sobre marketing? Sim! No digital, as áreas de marketing e vendas trabalham alinhadas, trocando dados e ideias constantemente.

Analisar

A capacidade de mensuração é uma das grandes vantagens do Marketing Digital. Assim, a empresa consegue entender bem o quanto cada investimento tem trazido de resultados.

As métricas do funil de vendas – como o número de visitantes, Leads e oportunidades geradas – estão entre as mais importantes para analisar. Elas mostram de forma rápida quanto o investimento no Marketing Digital está oferecendo de retorno para o negócio.

Depois desse primeiro nível, o ideal é entrar em cada fonte de tráfego. Assim, você vai entender o quanto cada canal tem contribuído na geração de Leads.

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